ARARAS – CÃOZINHO É ACHADO AMARRADO DENTRO DE TUBO DE CONCRETO

 

 

 

Um cãozinho amarrado dentro de um tubo de concreto foi resgatado pela Guarda Municipal de Araras-SP hoje pela manha.

Os Guardas estavam em patrulhamento quando foram parados por um homem que informou sobre o animal que estava amarrado dentro de um tubo de concreto na região leste da cidade.

Chegando ao local e constatando ser verdade, os GMs acionaram o resgate, que foi prontamente feito pela SAPA (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais), que logo apos levou o cãozinho para avaliação e castração.

Qualquer pessoa que veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, pode ir à Delegacia de Polícia mais próxima para lavrar Boletim de Ocorrência. Abandono e maus tratos à animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo:

A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.

É importante levar a delegacia,  uma cópia do número da Lei (no caso, a 9.605/98) e do Art. 32 porque, em geral, as autoridades policiais nem tem conhecimento dessa lei. Leve também o Art. 319 do Código Penal, caso a autoridade se recuse a abrir o Boletim de Ocorrência.

Fotos e informações: Beto Ribeiro – Rádio Clube Ararense

 

 

 

 

 

 

Comentários no Facebook